quinta-feira, 28 de março de 2013

TRIDUO PASCAL

Quinta feira Santa - Instituição da Eucaristia
Hoje inicia-se o Tríduo Pascal. Muitos chamam a celebração de hoje de "Missa do Lava-Pés", mas a verdade é que o ponto central do dia de hoje (e da Igreja também, é claro) é a Instituição da Eucaristia, que ocorreu durante a Santa Ceia. Hoje vamos celebrar o momento em que Jesus se transsubstanciou em pão e vinho, Corpo e Sangue. Não existe nada no mundo que seja mais lindo que isso! Logo após à Missa, haverá a trasladação do sacramento e, a partir de então, todas as Igrejas permanecem escuras, silenciosas, com os altares desnudos e com suas imagens cobertas, até que o Senhor ressuscite.
SEXTA FEIRA SANTA – PAIXÃO E MORTE DE CRISTO
Relembra a Paixão e crucificação de Jesus. É o único dia do ano que não celebram missas, ao inves, tem-se uma celebração litúrgica. As imagens dos santos e crucifixos devem estar encobertos e suas respectivas luzes apagadas, conforme a Tradição local. A cor litúrgica é o vermelho,porém em algumas Paróquias,Se utiliza o Preto ,numa espécie de Luto.
Sábado Santo ou Sábado de Aleluia - RESSURREIÇÃO
Não se celebram missas pela manhã. É o dia onde se faz a lembrança de Jesus morto, onde se cultiva a esperança e perseverança. A cor litúrgica é o branco.
DOMINGO DE PÁSCOA
Com o Domingo inicia-se o Tempo Pascal, a liturgia deste dia celebra o evento da páscoa, como o “dia de Cristo Senhor”. Na sua ressurreição, Cristo comunica ao mundo o seu Espírito de vida, que muda a vida do homem e, o liberta de suas escravidões e resgata o homem do pecado.   A missa deste dia ocorre de forma mais solene, porem como de costume, ou seja, não são introduzidos ritos alem dos que já existem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário